QUEBRA GELO

ATIVIDADES DE QUEBRA GELO PARA REUNIÃO DE CÉLULAS




As atividades de quebra-gelo são úteis para integrar os membros da célula. Elas servem também para ajudar a célula iniciar com descontração.
As perguntas do quebra gelo não são perguntas muito profundas e ameaçadoras, e ajudam os mais tímidos e novos a se soltarem.
Explique inicialmente que estas perguntas são para nos conhecermos melhor, e que elas não exigem que compartilhemos algo que gostaríamos de manter em segredo.

Um quebra-gelo normal leva um minuto ou menos para cada pessoa responder. Alguns podem levar mais tempo, mas cuide com o tempo!
O que fazer quando alguém de repente fala alguma coisa realmente séria durante o quebra-gelo? 
(“Perdi meu emprego”,
 Meu pai morreu ontem”, “Minha esposa me abandonou”). 
Agradeça a pessoa na mesma hora por compartilhar uma necessidade tão profunda. Então diga que você (ou o grupo) gostaria de orar por ela logo após o período de louvor quando os membros estarão mais capacitados para ministrar. Dessa maneira, você não entrará num tempo de ministração antes de preparar seu coração, não focalize em apenas uma pessoa.
________________________________________________________________________________



TítuloCântico que marcou: 
Qual o cântico que retrata o momento que você está vivendo hoje? Por que?
(Ex.: rompendo em fé. Porque eu estou vivendo um momento de conquista em minha vida. Cada pessoa deve cantar pelo menos o início do cântico

TítuloPra quem ligar? 
Você chega de viagem cheios de notícias boas para contar e só pode fazer duas ligações telefônicas. Para quem você ligaria? Por que?
Quem Levar?
Você ganha uma viagem para a Europa com direito a três acompanhantes, quem você levaria e por que?
(Não pode ser pai, mãe e filhos)

TítuloConselho Importante: 
Você precisa de um conselho urgente para tomar uma decisão importante, a quem você procurara e por que?

TítuloManchete de Jornal 
Faça a mesma pergunta para todos os membros do grupo: "Se você fosse aparecer como manchete no jornal de amanhã, qual seria o título dessa manchete?"(Seja criativo!)

TituloCadeia Nacional 
Se você tivesse oportunidade de falar uma mensagem na TV em cadeia nacional, o que você diria em 30 segundos. Fale para o grupo.

TituloO Presente
Como desenvolver a dinâmica: Estabelece-se o número de participantes e seleciona-se o mesmo número de qualidades para serem abordadas durante a dinâmica. (Se o grupo for muito grande faça com que pelo menos metade do grupo seja envolvido). Poderão ser introduzidas algumas que achar relevante dentro da situação e quem vive. A pretensão é que todos escolham uns aos outros durante a mesma, podendo acontecer de algum participante não ser escolhido.

O organizador pode escolher como presente alguma guloseima como uma caixa de bombom com o mesmo número dos participantes, ou outro que possa ser distribuído por todos, no final da dinâmica. Este presente deve ser leve e de fácil manejo pois irá passar de mão em mão. Tente embrulhá-lo bem atrativamente com um papel bonito e brilhante para aumentar o interesse dos participantes em ganhá-lo.

Disposição e local: Os participantes devem estar em círculo ou descontraidamente próximos.

Início: O organizador com o presente nas mãos diz (exemplo): "Caros amigos, eu gostaria de aproveitar este momento para satisfazer um desejo que há muito venho querendo fazer. Eu queria presentear uma pessoa muito especial que durante o ano foi uma grande amiga e companheira e a quem eu amo muito". Abraça a pessoa e entrega o presente. Em seguida pede um pouquinho de silêncio e lê o parágrafo 1:

1. PARABÉNS: Você tem muita sorte. Foi premiado com este presente. Somente o amor e não o ódio é capaz de curar o mundo. Observe os amigos em torno e passe o presente que recebeu para quem você acha mais ALEGRE.

2. ALEGRIA! ALEGRIA! Hoje é festa, pessoas como você transmitem otimismo e alto astral. Parabéns, com sua alegria. Passe o presente a quem acha mais INTELIGENTE.

3. A inteligência nos foi dada por Deus. Parabéns por ter encontrado espaço para demonstrar esse talento, pois muitas pessoas são inteligentes e a sociedade, com seus bloqueios de desigualdade, impede que eles desenvolvam sua própria inteligência. Mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem lhe transmite PAZ.

4. O mundo inteiro clama por PAZ e você gratuitamente transmite esta tão grande riqueza. Parabéns! Você está fazendo falta às grandes potências do mundo, responsáveis por tantos conflitos entre a humanidade. Com muita Paz, passe o presente a quem você considera AMIGO.

5. Diz uma música popular que "amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito, dentro do coração." Parabéns por ser amigo, mas o presente... Ainda não é seu. Passe-o a quem você considera DINÂMICO.

6. Dinamismo é fortaleza, coragem, compromisso e irradia energia. Seja sempre agente multiplicador de boas idéias e boas ações em seu meio. Parabéns! Mas passe o presente a quem acha mais SOLIDÁRIO.

7. Parabéns! Você prova ser continuador e seguidor dos ensinamentos de CRISTO. Solidariedade é de grande valor. Olhe para os amigos e passe o presente a quem você considera ELEGANTE (bonito, etc...)

8. Parabéns! Elegância (beleza, etc...) completa a criação humana e sua presença torna-se marcante, mas o presente ainda não será seu, passe-o a quem você acha mais OTIMISTA!

9. Otimista é aquele que sabe superar todos os obstáculos com alegria, esperando o melhor da vida e transmite aos outros a certeza de dias melhores. Parabéns por você ser uma pessoa otimista! É bom conviver com você, mas o presente ainda não será seu. Passe-o a quem você acha COMPETENTE!

10. Competentes são pessoas capazes de fazer bem todas as atividades a elas confiadas e em todos os empreendimentos são bem sucedidas, porque foram bem preparadas para a vida. Essas são pessoas competentes como você. Mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você considera CARIDOSO.

11. A caridade é como diz o Apóstolo Paulo aos Coríntios: "ainda que eu falasse a língua dos anjos, se não tivesse caridade sou como bronze que soa, mesmo que conhecesse todos os mistérios, toda a ciência, mesmo que tomasse a fé para transportar montanhas, se não tivesse caridade de nada valeria. A caridade é paciente, não busca seus próprios interesses e está sempre pronta a judar, a socorrer. Tudo desculpa, tudo crê, tudo suporta, tudo perdoa". Você que é assim tão perfeito na caridade, merece o presente. Mas mesmo assim, passe o presente a quem você acha PRESTATIVO.

12. Prestativo é aquele que serve a todos com boa vontade e está sempre pronto a qualquer sacrifício para servir. São pessoas agradáveis e todos se sentem bem em conviver.Você merece o presente. Mas ele ainda não é seu. Passe-o a quem você acha um ARTISTA.

13. Você que em o dom da Arte e sabe transformar tudo, dando beleza, luz, vida, harmonia a tudo que toca. Sabe suavizar e dar alegria a tudo o que faz. Admiramos você que é realmente um artista, mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você acha que tem FÉ.

14. Fé é o dom que vem de Deus. Feliz de você que tem fé, pois com ela você suporta tudo, espera e confia porque sabe que Deus virá em socorro nas horas difíceis e poderá ser feliz. Diz o salmo 26 "O Senhor é a minha luz e minha salvação, de quem terei medo?". Se você acredita e espera tanto de Deus, sabe também esperar e ter fé nos homens, e na vida e assim ser feliz. Mas o presente ainda não é seu, pois você não precisa dele. Passe-o a quem você acha que tem o espírito de liderança.

15. Líderes são pessoas que sabem guiar, orientar e dirigir pessoas ou grupos, com capacidade, dinamismo e segurança. Junto de você que é líder sentimos seguros e confiamos em tudo o que você diz e resolve fazer. Confiamos muito em você, que é líder, mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você acha mais JUSTO.

16. Ser justo é colaborar com a transformação da nossa sociedade. Mas já que você é muito justo, não vai querer o presente só para você. Abra e distribua com todos, desejando-lhes FELICIDADES!

E assim o presente é distribuído entre todos!!!


TituloVerbo Proibido
Como seria a nossa vida se nós não tivéssemos o verbo para nos expressar? Vamos fazer uma experiência.
Peça para cada pessoa do grupo dizer seu nome, o que mais gosta e fazer uma pergunta para a pessoa do seu lado. Ele pode falar qualquer coisa, mas não pode usar nenhum verbo.
Por exemplo: "Eu João. Família. Você alegre hoje?" (As pessoas conseguirão se comunicar, mas terão muita dificuldade).

Moral: Nossa vida seria muito difícil se nós não tivéssemos o verbo para nos expressar. Porque o verbo é o que dá sentido à nossa comunicação.

A Bíblia diz em João 1.1., que Jesus é o Verbo vivo de Deus. Sem ele a nossa vida é vazia e sem sentido.

TituloTeia de Barbante
Essa dinâmica pode ser feita com diversos objetivos: trabalho em equipe, alvo da célula, teia de oração, etc. Você poderá utilizar também como dinâmica de apresentação e depois mostrar como na célula estamos interligados aos outros.
Em círculo os participantes devem se assentar ou mesmo ficar em pé. O líder deve adquirir anteriormente um rolo grande de barbante. E o primeiro participante deve, segurando a ponta do barbante, jogar o rolo para alguém (o coordenador estipula antes o que deve ser falado). A pessoa agarra o rolo, segura o barbante, fala e joga para a próxima. Ao final torna-se uma grande "teia".

TítuloNomes e Virtudes
Esse quebra-gelo é ótimo para célula que estão iniciando ou com muitos visitantes de primeira vez.

O líder pede para que cada pessoa do grupo se apresente, seguindo o sentido anti-horário. Cada pessoa deve se apresentar dizendo o seu nome e uma virtude com a primeira letra do seu nome. A Segunda deve falar o nome e a virtude da primeira pessoa e acrescentar mais a sua e assim sucessivamente.
Exemplo: 1ª pessoa: Ricardo Responsável; 2ª Pessoa: Ricardo Responsável e Marcos Maravilhoso.
(obs.: Quando o nome da pessoa começar com Y ou W poderá adicionar um adjetivo que comece respectivamente com I e V).

TítuloNomes e Frutas
O líder pede para que cada pessoa do grupo se apresente, seguindo o sentido anti-horário. Cada pessoa deve se apresentar dizendo o seu nome e o nome de uma fruta que tenha alguma ligação com a sua vida. Exemplo: Ricardo Manga. (Em seguida explica o porque Manga). Porque a manga é uma fruta que desperta o apetite nas pessoas. E eu penso que como crentes devemos despertar o apetite espiritual nos outros. (obs.: Não padronize o que as pessoas devem dizer, qualquer ligação poderá ser feita. Lembre-se o objetivo e tirar a tensão da reunião e não estudar o valor nutritivo das frutas).

TítuloVença o Medo
Faça a seguinte pergunta e dê as opções de resposta ao grupo: "De que você tem mais medo? De barata, de altura, de dirigir, de falar em público, de liderar ou de tomar decisões? Depois que cada pessoa tiver respondido, dê uma bola de assoprar para ela, e diga que hoje, todos nós vamos vencer os nosso medos. Cada um deverá soprar sua bola até estourar. A cada sopro estará colocando o medo para fora. Termine com uma declaração profética de coragem, ousadia e vitória.
_________________________________________________________________________________


Abra o olho meu irmão

Material: Dois panos para fechar os olhos e dois chinelos ou porretes feitos com jornais enrolados em forma de cacetete.

Descrição: Dois voluntários devem ter os rostos cobertos e devem receber um chinelo ou porrete. Depois devem iniciar uma briga de cegos, para ver quem acerta mais o outro no escuro. O restante do grupo apenas assiste.

Assim que inicia a "briga", o líder de célula faz sinal para o grupo não dizer nada e desamarra a venda dos olhos de um dos voluntários e deixa a briga continuar. Depois de tempo suficiente para que os resultados das duas situações sejam bem observados, o líder retira a venda do outro voluntário e encerra a experiência, abrindo um debate sobre o que se presenciou no contexto da sociedade atual.

A reação dos participantes pode ser muito variada. Por isso, é conveniente refletir algumas posturas como:


* indiferença x indignação; aplaudir o agressor x posicionar-se para defender o indefeso; lavar as mãos x envolver-se e solidarizar-se com o oprimido, etc.

Alguns questionamentos podem ajudar, primeiro perguntar aos voluntários como se sentiram e o por quê. Depois dar a palavra aos demais participantes. Qual foi a postura do grupo? Para quem torceram? O que isso tem a ver com nossa realidade? Quais as cegueiras que enfrentamos hoje? O que significa ter os olhos vendados? Como podemos contribuir para tirar as vendas dos olhos daqueles que não enxergam?

Sugestões de textos: Marcos 10, 46-52; Lucas 10 25 a 37 ou Lucas 24, 13-34.

_________________________________________________________________________________


 "Amiga de Oração".

Em pequenas fichas coloridas, escreva os nomes de todos os membros de nosso grupo (inclusive os não frequentes).

Após uma reunião, cada participante retira uma ficha. a participante deverá orar pelo nome que esta na ficha durante toda a semana, e não apenas isso, mas deverá procurá-la também em algum dia da semana, para conversar com ela. Neste caso, fica a critério de cada uma o que vai ser feito, um almoço, um passeio ao shopping, um cinema, um lanche, enfim o interessante é que se reúnam num dia diferente ao da célula, para que se conheçam melhor.

Não deixe de realizar esse momento em sua célula!

_____________________________________________________________________________________________

MAIS ALGUMAS IDÉIAS




  • Qual foi a coisa mais significativa que aconteceu com você na última semana?
  • Como Deus abençoou você na última semana?
  • Como  você descreveria  sua última  semana comparando  com um  carro  (carro  esportivo,  caminhonete, van, carro de  luxo, etc.)?
  • Qual foi a melhor coisa da sua semana?
  • Se você pudesse compartilhar algo que aconteceu com você desde nosso último encontro, o que seria?
  • Qual foi o trabalho recompensador que você já fez?
  • Qual é a sua pior história de corte de cabelo (ou penteado)? (tempo máximo de 2 minutos).
  • Qual foi o melhor presente que você recebeu quando era criança?
  • Fale um de seus pontos fortes.
  • Quem era seu melhor amigo na sua infância? Por quê?
  • Complete a frase: “As pessoas ficariam surpresas se descobrissem que eu ____________________________.”
  • O que você gostaria de fazer se pudesse ter um dia de folga nessa semana?
  • Qual foi o presente mais caro que alguém já deu para você?
  • Quem era a pessoa que você mais gostava que cuidasse de você quando você era criança?
  • Você tem uma cicatriz em seu corpo? Como ela surgiu?
  • Qual parte da sua casa você mais gosta?
  • Diga o nome de um veículo que melhor descreve você e explique por quê.
  • O seu nome tem um significado especial? O seu nome foi homenagem a alguém em especial?
  • Quando foi a última vez que você fez alguma coisa pela primeira vez na vida?
  • Qual é a sua roupa favorita?
  • Descreva sua semana comparando-a com um motor de carro (por exemplo: super aquecido, em ponto morto, lento, em velocidade agradável, etc.).
  • Qual foi o melhor elogio que você já recebeu?
  • Quem era seu herói na infância? Como você tentava imitá-lo?
  • Qual foi a pessoa mais interessante que já visitou você ou a sua família?
  • Se uma pessoa fizesse uma pergunta que mantivesse você falando por muito tempo, que pergunta seria?
  • Qual é uma coisa que você gosta a respeito da sua vida?
  • Qual foi a primeira viagem que você lembra ter feito com sua família e o que você lembra dessa viagem?
  • Qual foi seu primeiro apelido?
  • Se você pudesse tomar uma pílula que permitiria que você vivesse até 1000 anos, você tomaria? Por quê?
  • Qual é seu esporte ou hobbie favorito? Como você começou a praticá-lo?
  • Cite três de suas atividades favoritas.
  • Quando você está com frio, onde você gosta de se esquentar?
  • Quem é a pessoa que você mais respeita?
  • Descreva sua semana em cores.
  • Você já desejou trocar de vida com uma outra pessoa? Com quem?
  • Qual foi seu sonho mais engraçado?
  • Qual é sai loja preferida?
  • Qual animal melhor descreve sua personalidade?
  • Você já teve uma roupa que você adorava e que os outros achavam horrorosa?
  • Qual foi a conversa telefônica mais longa que você já vez e com quem foi?
  • Qual é a sua habilidade que você mais gosta?
  • Em que pé você coloca o sapato primeiro?
  • Descreva o animal preferido que sua família já teve.
  • Qual foi a coisa mais importante que aconteceu com você no último ano?
  • Você faz exercícios físicos regularmente? Por quê?
  • Em que você mais se parece com seu pai?
  • Em que você mais se parece com sua mãe?
  • Dos alimentos que não fazem tão bem à saúde, mas que são gostosos, qual é o seu preferido?
  • Quem foi seu primeiro amigo e quanto tempo vocês foram amigos?
  • Diga alguma coisa positiva a respeito da pessoa à sua direita.
  • Quando você era criança, como seus pais faziam você se sentir melhor quando estava doente?
  • Quais seriam suas férias ideais?
  • Qual é o seu desenho animado favorito?
  • Qual é o seu programa de televisão favorito?
  • Qual é o seu livro favorito?
  • Qual é a melhor coisa que você pode fazer quando percebe que está ficando nervoso ou zangado?
  • Que tipo de música você ouve em seu carro?
  • Qual é a sua hora preferida do dia e por quê?
  • Usando uma fruta ou um vegetal, descreva sua vida nessa semana (ameixa seca, banana amassada, abacaxi, pêssego doce, pepino azedo, etc).
  • Cite três atividades que você gosta de fazer com seus amigos?
  • Como se parece o carro dos seus sonhos?
  • Você faz coleção de alguma coisa? Do quê?
  • Se a sua casa ficasse sem eletricidade por uma semana, qual seria a coisa que você sentiria mais falta?
  • Complete a frase: “Apenas por divertimento, antes de morrer eu gostaria de __________________________”.
  • Qual é a sua lembrança mais preciosa?
  • Que animal melhor descreve seu humor hoje?
  • Quanto você pagou pelos calçados que está usando hoje?
  • Conte-nos a respeito do primeiro brinquedo que lembra ter tido.
  • Qual é o primeiro meio de transporte da família que você se lembra? Por quê você ainda se lembra dele?
  • Qual foi o melhor conselho que você já recebeu?
  • Qual foi a melhor comida que você já comeu?
  • Qual foi a pior comida que você já comeu?
  • Qual foi a melhor viagem que você já fez?
  • Qual foi a pior viagem que você já fez?
  • Qual foi a coisa mais tola em que você gastou dinheiro?
  • Qual foi a maior aventura que você já fez?
  • Qual foi a coisa mais especial que alguém já disse para você?
  • Qual é a peça de roupa mais velha que você ainda usa?
  • Qual foi o trabalho onde você recebeu o menor salário por hora?
  • Em qual capa de revista você gostaria de sair e com qual frase de destaque?
  • Qual foi o presente de Natal mais especial que você já deu para alguém?
  • Qual foi a pior decisão em relação a uma compra que você já fez?
  • Cite o seu lugar preferido para tirar férias.
  • Como você chama (ou chamou) seus avós e por quê?
  • O que você tem muito em sua casa?
  • Como você imagina que será daqui a 10 anos?
  • Quando você era pequeno, o que você “queria ser quando crescer”?
  • Você tinha animal de estimação quando criança? Qual era o nome dele e por quê.
  • Como era a cozinha da sua casa quando você tinha 10 anos?
  • Qual foi o seu primeiro trabalho remunerado?
  • Você é uma pessoa que prefere a manhã ou a noite?

  • ___________________________________________________________________


     Mancha ou ponto

    Objetivo: oração, pedido de perdão, revisão de vida...
    Material: uma folha branca com um ponto escuro ou mancha, bem no centro da mesa.
    Desenvolvimento: mostrar ao grupo a folha com o ponto ou mancha no centro.
    Depois de um minuto de observação silenciosa, pedir que se expressem descrevendo o que viram.
    Provavelmente a maioria se deterá no ponto escuro.
    Pedir, então, que tirem conclusões práticas.
    Exemplo: em geral, nos apresentamos nos aspectos negativos dos acontecimentos, das pessoas, esquecendo-nos do seu lado luminoso que, quase sempre, é maior.
    Palavra de Deus: 1 Cor 3,1-4 Sl 51